O novo Captur vem equipado com o motor E-TECH Plug-in Hybrid e corporiza os três pilares da visão do Grupo Renault para a mobilidade do futuro: autónoma, conectada e elétrica. Com este modelo icónico, a Renault afirma estar a «democratizar a tecnologia híbrida recarregável, para oferecer uma experiência de condução única e acessível a todos».
O motor incluído no modelo Captur é o E-TECH Plug-in Hybrid de 160 cavalos, com a bateria de 9.8 kWh (400V), que permite precorrer até 50 quilómetros em modo 100% elétrico, a uma velocidade máxima de 135 km/h em ciclo misto (WLTP), e 65 quilómetros em ciclo urbano (WLTP City). Tal como acontece no Mégane, também este Captur vem equipado com novo modo PURE no sistema MULTI-SENSE. Este modo está disponível através do ecrã tátil e também de um botão dedicado que permite forçar a transição para o modo de condução 100% elétrico – desde que a bateria tenha carga suficiente.
Está também disponível no sistema MULTI-SENSE o modo SPORT, que permite aumentar o desempenho geral do veículo. Com este modo ativado, carregar no pedal do acelerador ativa os três motores, que através da arquitetura em série-paralelo funcionam em simultâneo disponibilizando a potência máxima. A única condição é que a bateria tenha carga suficiente.
Um terceiro modo disponível no sistema MULTI-SENSE é o E-Save, que limita a utilização do motor elétrico e utiliza, preferencialmente, a potência do motor de combustão, assegurando a manutenção de uma reserva de carga na bateria (pelo menos 40%). Deste modo, fica salvaguardada a utilização de uma considerável percentagem de energia para a condução em modo 100% elétrico, quando o condutor desejar, por exemplo, conduzir no centro das cidades.
Em ciclo misto, o Novo Captur E-TECH Plug-In Hybrid tem um consumo de apenas 1.4l/100km e emissões de apenas 32g CO2/km (valores WLTP).
Na estrada
Quando se passa para o volante do Captur E-TECH Plug-in Hybrid, a experiência de condução é caracterizada, logo à partida, pela prioridade dada à utilização da tração elétrica. Os arranques efetuam-se em modo 100% elétrico e, ao volante, as sensações são idênticas às da condução de um automóvel elétrico como o ZOE: binário disponível imediatamente e resposta instantânea às acelerações.
Este comportamento é facilmente perceptível em meio urbano, onde existem paragens e acelerações frequentes, mas o mesmo ocorre em vias rápidas, graças ao suplemento de energia elétrica nas solicitações de forte aceleração.
A adaptação das diferentes fontes de energia é feita de forma automática e transparente para o condutor, que pode consultar o que está a ser usado em qualquer momento, graças às animações no painel de bordo e no ecrã do sistema multimédia Renault EASY LINK. No entanto, é sempre possível intervir no modo de condução no MULTI-SENSE para alternar a utilização das motorizações consoante as circunstâncias.
O novo Captur tem um funcionamento silencioso no modo elétrico, como seria de esperar, mas mesmo quando o motor térmico é acionado, o nível sonoro é reduzido, visto que a presença dos motores elétricos reduz o regime de rotação do motor térmico.
Para assegurar o compromisso ideal entre o comportamento dinâmico e o conforto, a Renault fez alguns ajustes: de forma a compensar o aumento de peso devido à presença das baterias – mesmo se a repartição de massas não evolui de forma significativa, pelo facto de estar estarem colocadas por debaixo do banco traseiro -, o trem traseiro adota um sistema multibraços (em detrimento do eixo semi-rígido) com regulações de suspensão específicas. Assim, o nível de conforto de todos os passageiros não é colocado em causa por um comportamento dinâmico, alterável mediante o meio envolvente, o tipo de estrada ou a experiência de condução pretendida.
O Novo Captur E-TECH Plug-in Hybrid oferece as mesmas qualidades dinâmicas reconhecidas às versões térmicas, com a modularidade (nomeadamente o banco traseiro deslizante em 16 cm) e o volume de carga da bagageira (preservado com 379 litros) a não sofrerem qualquer alteração.
Detalhes



O novo Renault Captur
O Captur E-TECH Plug-in Hybrid dá continuidade a um best seller da marca Renault e está incluído na nova gama de híbridos, ao lado dos novos Mégane e do Clio.
Mais Recentes
Presidenciais: Jorge Pinto aponta Gouveia e Melo como exemplo de candidato à 2.ª volta que defende Constituição
há 1 minuto
Presidenciais: Ex-diretor do SNS aparece na campanha, mas Seguro recusa “recado” ao Governo
há 2 minutos
O cliente como parceiro e foco principal da inovação
há 3 minutos
Torre dos Clérigos parcialmente evacuada devido a curto-circuito em bateria
há 5 minutos
Newsletter
A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.
Mais Notícias

Presidenciais: Jorge Pinto aponta Gouveia e Melo como exemplo de candidato à 2.ª volta que defende Constituição

Presidenciais: Ex-diretor do SNS aparece na campanha, mas Seguro recusa “recado” ao Governo

O cliente como parceiro e foco principal da inovação

Torre dos Clérigos parcialmente evacuada devido a curto-circuito em bateria

Festival Eurovisão lança primeira digressão internacional sob forte polémica

Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Multinacional suíça encerra fábrica de joias em Itália e demite 70 trabalhadores via videochamada no último dia de 2025

Ainda não sabe em quem votar? O que prometem os 11 candidatos a Belém

Pensões são o ‘calcanhar de Aquiles’ na próxima década: Portugal, Espanha e Itália têm ‘bomba’ em mãos, alertam especialistas




